LUCAS DE PAULA CORRÊDO
Agricultura Digital

Professor Adjunto no departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na área de Agricultura Digital. Doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ / USP). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2017), e graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela mesma instituição (2014) com período de graduação-sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA). Possui experiência profissional como instrutor de mecanização agrícola pelo SENAR-MG, como engenheiro agrícola em agroindústria de cana-de-açúcar e especialista de pesquisa em startup com foco na aplicação de tecnologias digitais em citricultura. Atua na área de Fitotecnia com ênfase em processamento e análise de dados de sensores de plantas e solo para diagnósticos em lavouras agrícolas, experimentação de precisão, e gestão das variabilidades espacial e temporal de lavouras agrícolas. ...
 
Email: lucas.corredo@ufv.br Tel: (31) 3612-xxxx C.Lattes
     
ENDEREÇO: Depto. de Agronomia, Av. Peter Henry Rolfs, s/n, Campus Universitário - 36570-900 - Viçosa/MG
     
 

A Agricultura Digital é o conjunto de recursos tecnológicos utilizados para digitalizar as atividades no campo e aumentar a eficiência da produção agrícola.

Quais são os benefícios da agricultura Digital?

Aumento da produtividade com redução de custos

Ao analisar dados reais, possibilita-se uma tomada de decisão estratégica no setor, otimizando a produção. Por meio da tecnologia, é possível identificar melhor gargalos e desperdícios do negócio, mensurando os processos de forma correta.

     
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
1. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agricultura Digital.
2. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agricultura de Precisão.
3. Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.

PRÊMIOS E TÍTULOS:
2011 - Menção Honrosa no Simpósio de Integração Acadêmica, Universidade Federal de Viçosa.
 
LINHAS DE PESQUISA
1. Agricultura de Precisão
2. Energias Renováveis