Professores da Universidade estao entre novos conselheiros empossados pelo Crea-MG

Dois professores da UFV estao entre os novos conselheiros da Câmara Especializada de Agronomia (Ceag) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea- MG). O professor Leonardo Pimentel, do Departamento de Agronomia, assumiu como titular e o professor Domingos Sárvio, do Departamento de Engenharia Agrícola, como suplente. O mandato é de tres anos e se dá por indicaçao da reitoria, que tem representaçao em diferentes câmaras especializadas do Crea-MG. No mandato anterior, Leonardo foi suplente do professor José Márcio Costa, do Departamento de Engenharia Agrícola.

De acordo com o site do Conselho, a Câmara Especializada de Agronomia é o órgao deliberativo do Crea-MG que analisa, julga e decide, em primeira instância, os assuntos ligados a esta área. Ela representa um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas, façam solicitaçoes de revisao de atribuiçoes e/ou de anotaçao de cursos e resolvam pendencias do exercício de suas profissoes e atividades que se refiram aos aspectos técnicos. A modalidade Agronomia nao se refere somente a Engenharia Agronômica, abrangendo também as engenharias Florestal, Agrícola, Agrícola e Ambiental, de Pesca, de Aquicultura e Meteorologia, além de diversos títulos de tecnólogos relacionados a área.

Neste sentido, o conselheiro regional é o profissional habilitado de acordo com a legislaçao em vigor, com registro ou visto regular no Crea-MG, representante de entidades de classe ou de instituiçoes de ensino dos grupos profissionais da Engenharia e Agronomia. Como sua atribuiçao específica está apreciar os assuntos inerentes a fiscalizaçao e ao aprimoramento do exercício profissional, objetivando a defesa da sociedade.

Os professores da UFV tomaram posse em 19 de janeiro, quando também assumiram os novos diretores do Crea-MG, o vice-presidente Joao Luiz Magalhaes Teixeira e coordenadores de oito câmaras especializadas, inclusive da Ceag. Os ex-alunos da UFV, Roberto Felicori Rodrigues e Miguel Ribon Júnior, estao nos cargos de coordenador e coordenador adjunto, respectivamente.

Divulgaçao Institucional

Domingos (a esq.) e Leonardo terao tres anos de mandato